Já há algum tempo os moradores do Bairro Palmares vem se manifestando, através do seu grupo no WhatsApp que encontraram, em suas residências, o inseto que transmite a Doença de Chagas.
Para alguns, que pensavam que esta enfermidade já estivesse erradicada, foi um espanto. Acontece que o perigo está por perto.
A moradora do Bairro, que possui um grande conhecimento sobre o assunto, Vania Tristão, fez uma mapeamento dos lugares do Bairro por onde o “Barbeiro” apareceu e até enviou amostras do inseto para serem analisadas em Ribeirão Preto.
Felizmente a mostra enviada por Vânia não estava infectada pelo “Tripanosoma Cruze” mas, não afasta o perigo de ter um inseto desses por perto, pois ele é transmissor da doença.
Com tantas moléstias “voltando”, não podemos perder o foco de erradicar o mosquito Aedes aegypti, que transmite tantos males, mas também não podemos ignorar a descoberta dos “barbeiros” que estão infectando nossa cidade. Como ele pode ser confundido com outro inseto qualquer, pois ele se parece com um besouro, é bem possível que ele esteja aparecendo também em outros bairros e os moradores ainda não deram a importância necessária.
Assim apela-se para a Vigilância Sanitária, para o Secretário de Saúde e até para o Próprio prefeito, que façam uma vistoria criteriosa, que os vigilantes, que passam de casa em casa, também informem sobre o “barbeiro”, e não apenas sobre os pernilongos, e como o morador deve proceder para não proliferar o inseto e combatê-lo.