Emenda “Lula”

Editorial
Guaíra, 20 de julho de 2017 - 10h08

Será que o brasileiro tem conhecimento que os Deputados do PT pretendem votar uma emenda que muda a lei eleitoral?

Sem fazer muito alarde, o deputado do PT – Vicente Cândido – articula a chamada “emenda Lula” para blindar candidatos que têm a sua prisão decretada.

Na surdina, tentam fazer – aqui sim – o golpe. Querem que nenhum candidato possa ser preso 8 meses antes das eleições.

Vicente Candido afirmou que a nova regra beneficia – sim – o ex-presidente Lula, condenado a nove anos e foi pensada para “blindar” não somente o ex-presidente mas todos os políticos investigados que correm o risco de não poderem se candidatar por estar com prisões nos seus calcanhares.

Para alterar os prazos que impedem a prisão desses políticos, o Deputado criou a figura da habilitação prévia da candidatura.

Assim, o político terá de 1 a 28 de fevereiro do ano da eleição, para solicitar o certificado à justiça que, poderá concedê-lo até 30 de Abril. O certificado – que é uma espécie de salvo conduto – impediria de ser preso daquele momento até 48 horas após o pleito. A exceção continua sendo a prisão em flagrante.

Esta possível reforma política será votada no dia 3 de Agosto pela comissão da Câmara, para valer em 2018.

Esta proposta gerou reação dos políticos sérios deste país. Enquanto a sociedade se mobiliza exigindo uma reforma moralizadora na política, os deputados do PT estão preocupados em votar uma manobra para livrar Lula e os políticos fichas sujas das garras da Lei.

Uma proposta descabida, imoral, que devemos estar atentos, porque a cara de pau dos maus políticos não tem limites.


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente