Feminicídio!

Editorial
Guaíra, 2 de maio de 2018 - 11h05

 

 

 

 

 

Feminicídio é uma palavra nova para uma prática antiga, uma vez que mulheres morrem de formas trágicas todos os dias no Brasil: são espancadas, estranguladas, agredidas brutalmente até o momento em que perdem a vida. A palavra feminicídio passou a ser usada para designar um crime no país a partir de 2015.

Trata-se de um crime de ódio. O conceito surgiu na década de 1970 com o fim de reconhecer e dar visibilidade à discriminação, opressão, desigualdade e violência sistemática contra as mulheres que, em sua forma mais aguda, culmina na morte. Essa forma de assassinato não constitui um evento isolado e nem repentino ou inesperado; ao contrário, faz parte de um processo contínuo de violências, cujas raízes misóginas caracterizam o uso de violência extrema. Inclui uma vasta gama de abusos, desde verbais, físicos e sexuais, como o estupro, e diversas formas de mutilação e de barbárie.

Nossa cidade foi sacudida com uma dessas práticas que até então víamos somente através dos canais televisivos. Aliás, todos os dias têm homem matando suas companheiras! Mas, como aconteceu em Guaíra é uma raridade: o homem tentar contra a sua própria vida após assassinar a mulher!

feminicídio é a instância última de controle da mulher pelo homem: o controle da vida e da morte. Ele se expressa como afirmação irrestrita de posse, igualando a mulher a um objeto, quando cometido por parceiro ou ex-parceiro:  como subjugação da intimidade e da sexualidade da parceira, por meio da violência.

Infelizmente nossa cidade, mais uma vez, vai para as manchetes mostrando o seu pior lado! Sai na mídia engrossando as estatísticas de violência, desta vez, não somente contra a mulher, mas também como um caso de morte seguido de suicídio. Uma lástima!!!


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente