Foi por pouco!

Editorial
Guaíra, 5 de setembro de 2017 - 09h31

Domingo à tarde nossa cidade passou por um grande susto! Com a sequidão assolando nossa região, um incêndio espantou os moradores, principalmente por aqueles que passavam perto do trevo das Antas. O fogo chegou bem perto da rodovia. E a fumaça era negra e densa.

Causou espanto o número de focos de incêndio em Guaíra e região. Assim, as Polícias Militar (de Morro Agudo) e Ambiental, em ação conjunta, conseguiram prender um homem que supostamente estava ateando fogo nos canaviais da região.

Nesta época do ano, a vegetação está seca e o fogo se alastra com facilidade.

No entanto, se estes incêndios foram ocasionados voluntariamente pela mão do homem, a punição deve ser severa porque as consequências das queimadas (de um modo geral) são funestas. O solo empobrece, aumenta a liberação de dióxido de carbono, uma das principais causas do aquecimento global; destruição de habitats naturais; erosão no solo; aumento do buraco na camada de ozônio; perda da absorção do solo, aumentando os índices de inundações; poluição de nascentes, águas subterrâneas e rios por meio das cinzas; extinção de espécies (fauna e flora); destruição de infraestruturas.

Vimos há poucos dias que em Jacareí-SP o fogo provocou muita fumaça que se espalhou pela rodovia e a consequência foi um engavetamento com 36 veículos, deixando dois mortos e 20 feridos.

Em nossa cidade, a decorrência não foi tão grande, mas não deixa de assustar, porque não temos um Corpo de Bombeiros para atuar tão rapidamente quando desejamos.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente