Quando o atual prefeito foi eleito, esperava-se que algumas reivindicações feitas pelos munícipes, fossem acolhidas e solucionadas.
O caso da varrição e da coleta de lixo nas ruas de nossa cidade foi uma dessas reclamações, para que se melhorasse o serviço e para que fossem revistos os contratos com a atual empresa que presta atendimento em nossa cidade.
Por uma dessas manobras que o cidadão comum não entende, a administração passada estendeu o acordo com a Seleta de modo que engessou a possibilidade do chefe do Executivo fazer novas licitações e contratações.
Acontece que o trabalho realizado por esta firma deixa muito a desejar: são pouquíssimas as funcionárias para varrer Guaíra inteira e muitas vezes elas trabalham no limite de suas possibilidade, supostamente faltando até equipamento como sacos de lixo e vassouras para que elas procedam o seu serviço com qualidade.
Desta forma, quando um vereador denuncia que tal serviço prestado não está bom, não está adequado, nenhum munícipe se interessa em saber se este vereador é da situação ou da oposição. A bem da verdade, o guairense quer saber se haverá solução para o seu problema.
E tem mais, em sã consciência, nenhum parlamentar vai se fazer ouvir, dentro da Câmara ou fora dela, para dizer asneiras ou inverdades. Se ele fala é porque já comprovou ou pode comprovar o que todos nós vemos: o lixo não está sendo recolhido a contento.
Só para dar um exemplo prático, a coleta não passou na rua 24 do Jardim Palmares na segunda-feira, de modo que quando o morador foi colocar seu lixo na quarta-feira, percebeu que os detritos se acumularam, e mais: que os cachorros rasgaram alguns destes sacos e todo o conteúdo se espalhou pelas calçadas e pelas ruas. O que só piorou a situação!
Soubemos ainda que alguns bairros, como o centro, não sofrem este tipo de desleixo ficando mesmo apenas para as regiões mais afastadas arcarem com esta falta de serviço tão vital para a saúde da cidade.