Todos os Santos

Editorial
Guaíra, 1 de novembro de 2017 - 09h59

Durante o ano, a Igreja Católica dedica alguns dias em sua liturgia para homenagear alguns santos. Dia 19 de março é dia de São José; Dia 13 de junho, dia de Santo Antônio; Dia 12 de outubro, de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Enfim, comemoramos o exemplo de vida dos santos e o fato de eles já estarem diante da glória de Deus.

Contudo, já se imaginou que, além dos santos mais conhecidos, muitas outras almas também chegaram a ganhar o céu e a plenitude? Já se pensou que, durante a história da humanidade, muitos mártires e muitas outras pessoas de bom coração, fiéis ao Senhor, viveram sua vida de forma irrepreensível e foram testemunhas para outro, mas permaneceram anônimas?

Pois bem! No dia 1º de novembro, a Igreja celebra a Festa de Todos os Santos para fazer memória àqueles que estão diante da visão beatífica de Deus, intercedendo por nós sem cessar.

Segundo a tradição, o dia de todos os santos foi colocada neste dia, logo após 31 de outubro, porque os celtas ingleses – pagãos – celebravam as bruxas e os espíritos que vinham se alimentar e assustar as pessoas nesta noite (Halloween).

Os santos viveram todas as virtudes e, por isso, são exemplos. Deus prometeu dar a eterna bem-aventurança aos pobres no espírito, aos mansos, aos que sofrem e aos que têm fome e sede de justiça, aos misericordiosos, aos puros de coração, aos pacíficos, aos perseguidos por causa da justiça e a todos os que recebem o ultraje da calúnia, da maledicência, da ofensa pública e da humilhação.

Nesta data, usavam-se também fogueiras em diferentes horas e lugares, na noite de Todos-os-Santos, que é a véspera do Dia de Finados. Nestes casos, as fogueiras eram consideradas como típicas da imortalidade, e imaginava-se serem eficazes, como sinal exterior e visível, pelo menos, para iluminar as almas, isto é, ajudá-las a libertar-se, do purgatório.


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente