E agora, como ficamos?

Editorial
Guaíra, 20 de maio de 2017 - 07h05

Temer sempre se postou como o impopular que faria as medidas impopulares, mas necessárias, para reerguer o Brasil do desastre do governo Dilma. Sempre disse que pouco se importava com ele próprio, e que no futuro seria lembrado por isso.

Em 24 horas mostrou que tudo não passava de bravatas. Todos sabem que seu governo acabou, não há mais qualquer governabilidade para coordenar a tia do café, quanto mais tocar as reformas impopulares.

A pior coisa que pode acontecer agora ao país é outra crise institucional prolongada como a do ano passado. Mais um longo e doloroso processo de impeachment à fórceps. Agarrado ao poder como Dilma, as necessidades do país passaram a ser meros detalhes.

Nenhum país aguenta duas Dilmas.

O que acontece com uma eventual renúncia de Temer, ou cassação da chapa, ou impeachment?

Como não tem vice, se Michel Temer renunciar, for cassado ou sofrer impeachment, ele será substituído interinamente pelo presidente da Câmara (Rodrigo Maia).

Se o presidente da Câmara estiver impedido, quem assume é o presidente do Senado (Eunício Oliveira).

Se o presidente do Senado estiver impedido, quem assume é o presidente do STF (Cármen Lúcia).

Rodrigo Maia e Eunício Oliveira são investigados na Lava Jato. Se virarem réus, não podem figurar na linha sucessória da Presidência, conforme decisão do Supremo.

Em todo caso, como estamos nos dois últimos anos do período presidencial, um novo presidente (e um vice) deve ser eleito indiretamente, pelo Congresso Nacional, trinta dias depois da renúncia, cassação ou impeachment de Michel Temer. A lei eleitoral prevê eleição direta em caso de cassação, mas a Constituição Federal prevalece sobre a lei específica na atual situação.

O eleito indiretamente completará o que resta do mandato de Temer. Ou seja, até primeiro de janeiro de 2019.

Que pena, Brasil!!!


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente