Mais um UNDOKAI

Editorial
Guaíra, 14 de julho de 2019 - 08h30

O UNDOKAI surgiu no Japão no século 19, como uma reunião anual de familiares nas escolas com objetivo de promover a interação social. Undokai é uma palavra composta ”Undô” que significa esporte e movimento, e ”Kai” que significa reunião em japonês. Porém, a melhor tradução é ”Gincana esportiva familiar” | ”Familiar” porque participam desde as crianças que já sabem andar, até o mais idoso e ”Esportiva”  porque envolvem atividades físicas. As atividades são aquelas que servem mais para relaxar e se divertir, como corrida do ovo na colher, cabo-de-guerra, corridas no saco, dança, músicas e muitas outras. E ”Gincana” porque são distribuídos prêmios para os participantes…

Este ano, será a 36 edição deste evento esportivo e cultural que mobiliza toda colônia japonesa e simpatizantes. O Acontecimento será realizado no Clube Do Kai Kan no dia 14 de julho, neste domingo.

Como sempre acontece, o espaço físico estará totalmente ornamentado, colorido e muito alegre. Geralmente as barracas são estendidas por toda a extensão do local onde ocorrerão diversas competições, com tendas montadas no entorno onde as famílias se interagem, saboreando os quitutes da culinária japonesa.

A parte mais divertida – a Gincana – tem a finalidade de promover a confraternização entre as famílias e a difusão da cultura nipônica em uma festividade que há mais de três décadas atrai descendentes de todos os cantos do Brasil, faz parte da programação do 23º ECAL – Encontro Cultural de Arte Livre 2019, através de parceria com a prefeitura e Diretoria de Desenvolvimento Econômico.

Esta tradição é passada de geração para geração, ou seja, de pais para filhos, assim, pelo exemplo, pela demonstração na prática de como uma cultura originada do outro lado do mundo pode ser vista e apreciada pelas famílias que nunca visitaram a ”Terra do sol Nascente”.


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos