Muito bem lembrando

Editorial
Guaíra, 1 de agosto de 2019 - 10h36

O vereador e Presidente da Câmara dos vereadores – José Reginaldo Moretti – apresentou um projeto de Lei com a finalidade de proibir a prática do uso do Cerol e da famigerada ”Linha Chilena”.

Moretti apresenta este projeto em boa época. É agora no mês de Agosto – que tradicionalmente ocorre o fenômeno natural de muita produção de ventos – que as crianças e muitos adultos se aproveitam para soltar as suas pipas – também chamadas de papagaios, nos espaços mais vazios e até nas vias públicas com poucos movimentos.

A prática de soltar pipas é altamente salutar: Pais e filhos se juntam numa parceria para a confecção dos ”papagaios” e assim uma tradição vai passando de pai para filho. Há até, nesta confecção, noções básicas de ”aerodinâmica” porque a pipa tem que subir adequadamente para poder pairar no ar.

No entanto, quando fazer um brinquedo desses para por aí, sem maiores ”invenções” fica bem mais saudável. Acontece que o homem – e infelizmente passa isso para sua criança – precisa  provar que pode mais. Não basta elevar aos céus a sua pipa, bem alto, tem que cortar a linha das pipas alheias numa demonstração de poder. É aí que ele se perde porque usa algo ilegal, imoral e altamente perigoso: As tais linhas embebidas em cola e vidros moídos.

Estas linhas não servem apenas para cortar as linhas dos outros brinquedos: Elas servem também para ferir e matar. Temos muitas notícias, todos os dias, de mortes e ferimentos graves, principalmente dos motociclistas que não possuem qualquer tipo de proteção contra o Cerol e as linhas Chilenas. Quem sabe se pelo menos por aqui, os ciclistas e motociclistas possam se sentir mais amparados com a Lei do Vereador Moretti.


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos