As urnas eletrônicas – de novo!

Editorial
Guaíra, 16 de março de 2020 - 13h05

“Eu acredito, com as provas que tenho nas mãos, que fui eleito no primeiro turno” – palavras do presidente Jair Bolsonaro, em discurso proferido nos Estados Unidos.

Com isso o presidente acendeu uma fogueira que – a bem da verdade – nunca apagou, ou seja, a credibilidade da população nas urnas eletrônicas nunca foram provadas efetivamente!

Ainda está na memória de muitos a eleição do ano de 2014, quando ainda se pensava que Aécio Neves era um bom moço e que ele e Dilma eram concorrentes!

Não eram e não são!

Naquela época, Aécio estava ganhando e, de repente, quando fecharam os números, a vitória foi a reeleição de Dilma Roussef!

Claro que houve uma gritaria tremenda! Mas todas as provas em contrário esbarravam nas autoridades do nível superior, então, o veredicto foi o que todos nós conhecemos!

Nas Eleições Municipais de 2016, por exemplo, mais de 30 nações enviaram autoridades para acompanhar o pleito e conhecer o sistema brasileiro, entre as quais Angola, Bolívia, Botsuana, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, França, Guiné, Guiné-Bissau, Jamaica, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Rússia.

Nosso sistema está em funcionamento desde 1996. Para quem não sabe, já ocorreram empréstimos de urnas desenvolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para vários países, entre eles, República Dominicana, Costa Rica, Equador, Argentina, Guiné-Bissau, Haiti e México. O Paraguai também empregou as urnas eletrônicas brasileiras nas eleições de 2001, 2003, 2004 e 2006.

A declaração do nosso presidente não deve resultar em  nenhum valor agregado  a não ser o de incendiar as redes sociais e de reunir argumentos para pressionar o congresso para se aprovar – ao lado das urnas eletrônicas – o voto impresso, um clamor  antigo de parte do povo  brasileiro! Nada mais do que isso!


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente