Seg - 21/01
33º 22º 07:29
Guaíra - SP

Sérgio Moro – o queridinho do Brasil

Editorial
Guaíra, 19 de março de 2016 - 09h15

No comando do Lava Jato, que investiga desvios bilionários na Petrobras, o juiz paranaense Sérgio Moro é o mais novo ‘queridinho’ do país. Aplaudido em restaurantes, aeroportos e livrarias, Moro ocupou o espaço deixado por outro juiz: Joaquim Barbosa, ministro relator do Mensalão no Supremo Tribunal Federal, que também era celebrado como o salvador da Pátria.

Pouco se sabe sobre a vida privada de Sérgio Moro que, apesar da sua juventude, é um dos três candidatos a ocupar o lugar deixado por Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (a máxima autoridade judicial do país) este ano.

Casado e com dois filhos, apaixonado por ciclismo, Moro nasceu na cidade paranaense de Maringá, onde estudou direito antes de completar a sua formação na Universidade de Harvard (EUA). Doutor em Direito, juiz desde 1996 e também professor universitário, Sérgio se especializou em crimes financeiros e cursou um mestrado prático no caso Banestado, um processo judicial desenvolvido entre 2003 e 2007, que levou à condenação de 97 pessoas pelo envio ilegais de divisas ao exterior de vários bancos brasileiros.

Descendente de italianos do Vêneto, Sérgio Fernando Moro é filho de Odete Starke Moro e Dalton Áureo Moro, ex-professor de geografia da Universidade Estadual de Maringá.

Adjetivos coletados em várias conversas informais com agentes, advogados e estudantes de Curitiba permitem ver um perfil de juiz teimoso, reservado, técnico, frio (embora educado), extremamente competente, razoavelmente distante dos olhares da imprensa e sem medo de enfrentar figurões.

Nas ruas de Curitiba, onde o escritório de Sérgio Moro centraliza as investigações da Operação Lava Jato, o magistrado já é uma figura popular. “Ele é um juiz com impulso, não se detém diante de nada”, afirma o diretor de uma importante emissora local que tenta dissimular seu entusiasmo. Fãs não faltam para o Dr. Sérgio Moro!


TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM
Ver mais >
Acompanhe nossas atualizações. Siga-nos