CONFLITOS MADUROS

Editorial
Guaíra, 18 de janeiro de 2023 - 11h24

Civilizados que somos (ou desejamos ser), devemos buscar controlar nossos instintos. Tanto o excesso de agressividade, quanto a falta dela. Mas acontece que por instinto, até mesmo os leões tendem a evitar os conflitos, já que mesmo quando se é mais forte que o oponente e se possui a certeza da vitória, ainda assim, o vencedor pode se ferir durante o embate.

Faz parte da natureza dos leões e outros predadores (incluindo o homem), atacar, combater e se impor sobre os demais. Mas, ao mesmo tempo, o instinto de preservação faz com que evitem as batalhas desnecessárias. Sobretudo entre dois da mesma espécie, já que um leão, por mais que seja mais fraco, mais velho ou possua alguma desvantagem perante seu oponente, ainda assim lhe representa perigo.

Temos visto vários casos, de líderes os quais enfrentam seus subordinados, mas evitam os confrontos com outros de mesmo nível hierárquico. Não porque estão alinhados, mas porque fogem do conflito, o que é ainda pior. Apesar de terem opiniões distintas, têm medo de discordar entre si.

As consequências negativas são inevitáveis, pois ao se evitar o conflito, perde-se a oportunidade de se apresentar opiniões diferentes que podem levar a um consenso, onde todos saem ganhando. Mais grave ainda é quando a liderança não está alinhada, os liderados remam cada um para um lado, equipes diferentes tentam levar o barco para lados diferentes, não por disputas internas, mas por seguirem orientações diferentes. E aí, é como diz o ditado popular: “Cachorro de dois donos, morre de fome”.

O silêncio não resolve problema algum, apenas o multiplica. Os conflitos muitas vezes são necessários e positivos, desde que se saiba tratá-los de forma consciente, coerente e civilizada. Afinal, aprendemos sempre muito mais em momentos de conflito do que em momentos de paz.

É como alguém disse um dia “toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”.

 


TAGS:

LEIA TAMBÉM
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente